Sua equipe esta realmente entendendo o que você está dizendo?

 

Num domingo destes fiz um churrasco e minha caçula, depois de comer o primeiro pedaço de linguicinha assada, soltou esta frase “Linguicinha é minha verdura favorita”.

Todos rimos muito e sempre comentamos sobre este fato.

Evidente, que tudo para mim é motivo de comparações com o mundo corporativo, neste caso, não podia deixar passar.

Minha viagem ao Canadá, há mais de 15 anos atrás, contribuiu muito para meu entendimento sobre diversidade, afinal metade dos 6 milhões de habitantes de Toronto, são imigrantes, é considerada, por muitos, como a cidade mais multicultural do mundo.

E comprovei que a convivência era excepcional, sobretudo pelo entendimento, muito claro, que é preciso respeitar as diferenças e fazer o que é certo – simples, mas difícil em vários países, em nosso país, principalmente.

Nas empresas temos um cenário muito parecido, talvez não tanto com profissionais de outros países, apesar de muitas empresas terem negócios com muitos nações.

As empresas são compostas por pessoas de formações diversas, de origens diferentes, múltiplas idades, personalidades variadas, assim seus líderes têm como desafios: apresentar claramente qual é objetivo da empresa, qual o papel de cada um e qual é a importância de cada profissional.

Para cada um destes desafios, de um lado temos o emissor e do outro lado temos o receptor, ou seja, o real desafio é a “Comunicação”. É preciso ter total certeza que o que foi entendido por todo membro da empresa, seja realmente a mensagem que se deseja passar.

Cada pessoa da equipe, pode percebê-la de maneira diferente, a mensagem pode ser aceita, compreendida, ouvida, da maneira que cada um quiser entender.

A comunicação é a arte de enviar e receber mensagens. Singela esta definição, mas não é fácil, mantê-la.

Ela sempre será a chave para o êxito de qualquer tarefa, para a busca de qualquer objetivo.

E quando você ouvir de um membro de sua equipe “Linguicinha é a minha verdura favorita”, é bom se perguntar:

“Será que sua equipe esta realmente entendo o que você está dizendo?”

Se necessário, converse individualmente com cada membro de sua equipe, assim ficará mais fácil saber o que cada um entendeu e havendo necessidade, esclareça os pontos de dúvida.

A partir deste ponto, todos estarão no mesmo caminho, buscando o mesmo objetivo e você terá convicção que todos estão realmente escutando o que está sendo dito.

 

Até breve.

Marcelo Severich.