Tive uma grande equipe, em uma indústria que trabalhei, é bem verdade que começamos, todos nós, com o pé esquerdo – Leiam o artigo: Como melhorar o relacionamento com uma nova equipe de trabalho”.
Sempre gostei de proporcionar as pessoas ao meu redor, seja no âmbito profissional ou pessoal, momentos/situações que elas nunca viveram antes ou coisas que nunca tiveram ou precisaram.
Havia uma excelente assistente de vendas, que apesar de estar na empresa há vários anos, nunca havia sido convidada para almoçar com nenhum cliente – recebíamos muitos na empresa.
Certa vez, mais um cliente estava na empresa e a visita terminou perto do meio dia. Convidei-o para o almoço e aproveitei para chamar nossa assistente de vendas.
Lembro bem da cena:
Vamos almoçar com nosso cliente?
Com cara de assustada, ela falou: Eu???, passando a mão no cabelo, tentando ajeitar e olhando para baixo, vendo a roupa que estava usando.
Meio receosa, ela foi.
No dia seguinte ela começou a vir melhor arrumada e sempre a convidava para almoçar.
Em outra oportunidade, decidimos fazer uma festa para comemorar os 10 anos da empresa.
Eu tinha uma excepcional profissional de marketing, mas que nunca tinha assumido um projeto na empresa.
Decidi que ela assumiria este.
Planejamos e mostramos para a diretoria, fiz com que ela participasse da apresentação, tudo foi aprovado.
Ela foi para São Paulo, nunca havia ido, também decidiu pelo lugar, buffet, entre outras coisas importantes.
Pouco tempo depois ela recebeu um novo computador, mais adequado ao desenvolvimento de seu trabalho, que ela estava pedindo faz tempo, além disto conseguimos um aumento de salário.
São exemplos simples, do que pude proporcionar e que me fizeram muito bem, e para a equipe também, houve mais iniciativa, menos medo em sugerir, maior busca por conhecimento.
Líderes, gestores, gerentes, diretores, proporcionem “momentos especiais” para sua equipe, e terá uma time ainda mais comprometido.
Até breve.
Marcelo Severich