O mercado esta extremamente competitivo – 12 milhões de desempregados.
Todos os anos vários universitários, concluem seus cursos e acirram, ainda mais, a concorrência por uma vaga no mercado de trabalho, além dos cursos técnicos que preparam outros tantos profissionais.
O conhecimento específico/técnico esta disponível aqueles que tem condições financeiras e vontade de enfrentar 4, 5 ou mais anos para concluir seu curso.
No entanto, o que as empresas percebem, é que a grande maioria dos candidatos as vagas, tem um conhecimento técnico razoável, mas o que realmente preocupa os empregadores é a falta de postura, de comprometimento e de valores da vasta maioria dos candidatos.
Quando tenho oportunidade de falar com equipes, sempre faço uma pergunta:
- Você trabalha para quem?
A quase totalidade responde:
- para a empresa tal;
E eu lembro que:
- Não!!! Você trabalha para você mesmo. Você presta serviço, através de um contrato que você assinou, para esta empresa que você, hoje, esta registrado.
Todos se olham e começar a pensar que aquilo pode até fazer sentido, mas querem entender melhor.
Neste momento eu completo:
“Vocês são, o diretor, o gerente, o supervisor, o coordenador, o promotor, o vendedor, da sua empresa. “
Acredito que você não vai querer prestar um serviço ruim, sendo “dono” de uma empresa.
Lembrem-se que, cada um de vocês esta sendo observado por vários colegas e líderes, e adotando este comportamento terão chance de crescer na empresa.
Se você é vendedor, lembro que esta é a principal função em qualquer empresa e é muito fácil ser avaliada, pois seu gestor em poucos cliques consegue ver suas vendas, suas ligações, visitas, mix vendido, etc e ainda comparar com as metas.
Sendo assim, mantenha sempre sua melhor atitude, pois clientes, fornecedores, também estão lhe observando e também uma oportunidade pode vir destas pessoas.
Até breve.
Marcelo Severich