Como você se prepara para o seu trabalho?

 

Desde adolescente gostei de esportes, pratiquei alguns e ainda mantenho meu interesse e assisto quase todas as modalidades, tênis, vôlei, basquete, futebol, natação, atletismo, etc.

Lembro de ter visto o atleta Usain Bolt, especialista em provas de velocidade, 200 e 100 m, quebrar o recorde mundial dos 100 m, percorrendo o trajeto em 9,58 segundos, um tempo sensacional e um recorde ainda mantido.

Aproveito este exemplo e faço uma comparação em como nós, pessoas comuns, nos preparamos para a realização do nosso trabalho.

É interessante perceber que o trabalho de Usain Bolt leva menos de 10 segundos para ser executado.

Mas o fato é que se qualquer um de nós colocarmos um tênis, camiseta e calção, e formos para a pista, não chegaremos nem perto desta marca.

O que destaco é a enorme preparação que ele tem para uma atividade que leva segundos para ser realizada.

Temos ai um atleta que, além de contar com uma equipe completa de profissionais, tem extrema disciplinadeterminaçãoforça de vontade, faz sacrifícios, tem motivação objetivo (meta).

Depois que fiz esta analogia, comecei a pensar, em como ser um profissional melhor, em como realizar as atividades diárias, por mais simples que possam parecer, prestar atenção em cada passo e implementar melhorias.

Eu presenciei um vendedor, ligar para um cliente e depois do bom dia dizer a seguinte frase, “Não tá precisando de nada aí não”?

Advinha o que o cliente respondeu? Não – é claro, e ainda podia ter respondido “Nada”.

Antes de começar suas ligações, veja o perfil de cada cliente e planeje cada ligação de acordo com as preferências dele, o que consome, que interesses ele tem.

Também busque profissionais que são referências positivas e que possam contribuir para seu crescimento.

Até breve.

Marcelo Severich