Nas equipes de vendas que tive oportunidade de conhecer, conversar e algumas, comandar, a primeira pergunta que eu fazia era:
Você vende ou é comprado?
Certa vez, ouvi um colega, vendedor, atendendo uma ligação de cliente e a conversa seguiu da seguinte maneira:
Vendedor: Bom dia, Autopeças, Marcelo
Cliente: Vê pra mim o estoque e o preço do item 012.345.678
Vendedor: Tem 3 unidades, R$ 100,00, cada
Cliente: Manda 2 pra mim, tenho urgência
Vendedor: Estou enviando antes do almoço, só isto?
Cliente: Só.
Esta conversa também pode acontecer no Skype, Whatsapp, e-mail, etc e posso afirmar que escutei e vi inúmeras vezes este teor de conversa.
Não ouve nenhuma interação entre comprador e vendedor. Infelizmente.
É possível perceber que o cliente conduziu a breve conversa e levou exatamente o que queria e nosso vendedor “foi comprado”, perdendo uma grande oportunidade de oferecer, por exemplo:
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A oferta do dia
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O lançamento da semana
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A campanha do mês
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O item que estava em falta no mercado e a empresa acabou de receber
Hoje é muito rápido e fácil acessar o cadastro do cliente e ver qual é o perfil de consumo dele e orientar seu atendimento por este aspecto.
É importante aproveitar cada contato com o cliente e você vendedor deve assumir o comando da negociação.