Sua equipe entende o que você quer comunicar?

 

Nós morávamos em um sobrado e mudamos para um apartamento.

Em nosso primeiro dia, muita coisa para arrumar, caixas para todo lado, bagunça total. Era um sobe e desce para a garagem.

Minha filha caçula, na época com 3 anos, falou “Eu quero ajudar”, então eu, da porta do apartamento, falei: ‘Filha, chama o elevador”, ela chegou em frente a ele e falou: “Elevador, elevador”.

Contei para minha mãe, que logo me relatou uma situação, com minha irmã, mais nova, que tinha por volta de 11 anos. Era dia de lavar roupa e minha mãe estava preparando e separando as roupas, colocou a primeira leva dentro dá máquina e logo foi separar a próxima.

Minha irmã estava junto e minha mãe pediu para ela: “Filha, joga uma tampinha de amaciante dentro da máquina”, ao que ela obedeceu e assim pegou a tampinha plástica da embalagem do amaciante e jogou dentro da máquina.

Pois é.

É claro, que logo pensei no ambiente corporativo e como estes dois exemplos, muito simples, são ótimo para identificarmos, talvez a mais importante habilidade dentro de uma empresa: A comunicação.

As vezes assumimos que os membros da nossa equipe, sabem sobre o que estamos falando, o que estamos realmente querendo, que eles têm conhecimento para executar alguma tarefa, possuem habilidade, destreza, e assim por diante, e logo em seguida fica comprovado que alguma coisa faltou, algo se perdeu no meio do processo.

O que percebo é que devemos ser muito claros, para comunicar o que queremos. Se for em um planejamento estratégico, nossos objetivos e metas, devem ser realmente entendidos, devemos evitar assumir que tudo é tão fácil e que não haverá dúvidas.

Pergunte, individualmente, se cada um da sua equipe esta ciente do que foi solicitado, estabelecido, se ele tem todos os recursos para executar o que foi colocado.

Importante saber que:

  • Comunicação é a arte de enviar e receber mensagens;

  • A comunicação eficaz é aquela que gera a ação desejada;

  • A comunicação envolve a fala, a audição e a compreensão exata do contexto.

Voltando ao elevador e minha filha caçula, em seguida do episódio, expliquei que quando as pessoas falam, “Chama o elevador”, isto quer dizer que você deve apertar o botão ao lado da porta e assim ele surgirá no andar que você está.

Então vamos lá praticar a Comunicação eficaz, senão ouviremos de alguém da equipe: “Elevador, elevador”.

Até breve.

Marcelo Severich