Eu consegui meu emprego dos sonhos, até então, justamente porque dominava uma segunda língua, porque investi, indo estudar fora do Brasil e assim oportunidades surgiram e eu estava preparado.
Quando estive na Alemanha, para trabalhar na maior feira do mundo do setor de autopeças, pude comprovar que eu havia feito o investimento correto, em aprender inglês.
Na segunda noite, depois de jantar, decidi dar uma volta por Frankfurt, onde haviam lojas para comprar lembranças para família.
Loja após loja, foi surpreendente ver que os vendedores eram jovens, em torno de 18 anos e que todos, sem exceção, falavam Inglês, ótimo sotaque, pronúncia e grande vocabulário.
Fiquei curioso e perguntei para um deles, sobre o idioma, se faziam aulas particulares, queria saber o que os levou a estudar e a aprender o idioma.
Ele me disse, que ele queria saber outro idioma e assim era com seus colegas, pois queriam viajar pelo mundo, mochilas nas costas e que, claro, seus pais sempre os incentivaram desde crianças, e já adolescentes os alertaram sobre maiores oportunidades de trabalho.
Outro exemplo excelente, foram os motoristas de táxis, sempre que utilizamos um, todos os motoristas falavam inglês, um ótimo inglês, além de serem muito solícitos quando tínhamos alguma dúvida e ainda sugeriam opções de passeio.
Mais dois ótimos exemplos de um país que se refez, depois da segunda guerra mundial, mostrando que uma grande nação é feita de pessoas que se respeitam, que tem valores sólidos.
Conhecimento nunca será demais. Aproveite toda oportunidade que tiver ou criar.
Até breve.
Marcelo Severich