6 Hábitos de pessoas altamente produtivas e bem sucedidas

Esse artigo foi escrito por Guilherme Dias, CEO da SPARTACUS Sistemas.

Os últimos dois anos, 2015 e 2016, eu passei lutando para acabar com hábitos ruins da minha vida pessoal. Foram dois anos extremamente difíceis, com muitos mais baixos do que altos e frustrações atrás de frustrações. Eu tinha muito claro quais hábitos eu precisava “matar”, mas minhas estratégias mirabolantes para “mudar de vida” acabavam sempre por água abaixo. Os objetivos eram: primeiro parar de fumar, sem esse nenhum dos outros seria possível. Precisava eliminar esse mal que atrasava minha vida.

Na sequência vinham: diminuir a bebida alcoólica – os happy hours durante semana acabavam com minha produtividade no dia seguinte – fazer uma dieta saudável para perder peso e equilibrar o organismo e por último começar a praticar exercícios físicos. Todos os objetivos ligados à qualidade de vida. Depois de dois anos de fracasso, no segundo semestre de 2016 tudo começou a mudar.

Em algum dia do começo de Agosto, próximo das 19h eu saía de uma reunião. Entrei no carro e comecei a me sentir muito mal. Dores de cabeça, tontura, um “assovio” no ouvido… como sabia que aquilo não era normal, corri para o hospital mais próximo. Quando o médico me atendeu, veio o susto: minha pressão arterial estava nas alturas. Comecei a tomar medicamentos e fazer uma série de exames para comprovar o óbvio. Acima do peso, estresse no trabalho, fumante e sedentário eu estava também hipertenso. A mudança de hábito já não era mais uma questão de vontade, mas sim de necessidade. Esse foi o “empurrão” necessário para que dessa vez não fosse como as outras centenas de tentativas. Dessa vez eu tinha que conseguir.

Foi aí que eu lembrei de um certo livro de capa amarela, que eu tinha há tempos guardado na estante do escritório. O Poder do Hábito. Eu já tinha começado a ler umas 4 vezes, mas nunca dei sequência. Então eu devorei o livro em poucos dias. E sem medo de “queimar a língua” posso dizer que ele mudou completamente meus hábitos. O livro não elenca o que são bons ou maus hábitos, até por que isso varia da concepção de pessoa para pessoa, mas mostra através de vários casos como os hábitos se formam em nosso cérebro e principalmente como controlar e modificar nossos hábitos mais enraizados.

Essa resumida introdução do meu caso pessoal foi para justificar o motivo desse post. Depois que consegui parar de fumar (já são quase 8 meses), comecei uma dieta controlada (já se foram 15 kg) e comecei a fazer exercícios físicos. Sei que ainda é pouco tempo, mas também sei que dessa vez está sendo totalmente diferente de todas as outras tentativas, pois estou fazendo tudo muito consciente, com o “músculo da força de vontade” trabalhando continuamente.

Certo dia resolvi pesquisar sobre os hábitos das pessoas mais produtivas e bem sucedidas do mundo. E esses hábitos se encaixam perfeitamente nesse novo estilo de vida que venho adotando. Uma frase que levo todos os dias é: “um hábito não pode ser erradicado. Ele deve, em vez disso, ser substituído. Regra de ouro: se mantivermos a mesma deixa e a mesma recompensa, uma nova rotina pode ser inserida”. Agora confira abaixo 6 hábitos praticados por pessoas bem sucedidas!

1. Dormir Bem

Não é possível ser produtivo sem dormir bem. E dormir bem não quer dizer dormir muito – vide João Dória – e sim dormir com qualidade. O organismo de cada um sabe o tempo ideal na cama para você acordar descansado e disposto. Eu, por exemplo, se durmo menos de 7 horas por noite, acordo cansado, se durmo mais, fico imprestável. Procuro manter essa rotina de 7 horas por noite inclusive nos finais de semana.

Sara Mednick, da Universidade da Califórnia, demonstrou que a fase REM (Sono REM (sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”), também conhecido como sono paradoxal, é a fase caracterizada pela presença de sonhos e maior atividade neuronal do que a fase não-REM. Estimula diretamente o processo criativo muito mais do que qualquer outra fase do sono ou mesmo durante o período em que se está acordado. E quem não tem uma boa noite de sono, não consegue ter uma quantidade de horas suficiente em sono REM para que a criatividade seja estimulada.

Segundo ela, aparentemente o sono REM ajuda a chegar a soluções por meio do estímulo de redes associativas, permitindo que o cérebro estabeleça ligações novas e úteis entre ideias não relacionadas. Existem várias técnicas para te ajudar a dormir melhor.

Em tempos de “hiperconectividade” quase todo mundo vai dormir com o tablet ou smartphone na mão. Checa os e-mails e as redes sociais antes de dormir. Isso é péssimo para a qualidade do nosso sono, pois esses dispositivos eletrônicos (televisão também entra nessa) emitem uma grande quantidade de luz, é nosso cérebro interpreta como “luz solar” estimulando nossos hormônios responsáveis pelo dispertar. Então desconectar pelo menos uma hora antes de cair na cama ajuda muito a ter uma boa noite de sono. Confesso que tenho enorme dificuldade nesse ponto, mas estou trabalhando nisso.

Abaixo vamos ver o ritual de dois grandes executivos.

Bill Gates lê pelo menos uma hora todas as noites antes de cair no sono. Informativos e livros ligados à saúde, meio ambiente, política e negócios estão entra seus favoritos.

Kenneth Chensult, presidente da American Express, estalebece e anota as três tarefas mais importantes do dia seguinte, assim acorda mais focado e determinado em cumpri-las.

Não consumir álcool antes de dormir também ajuda na qualidade do sono.

2. Exercício Físico

A prática frequente de exercícios físicos deve ter tanta prioridade como o controle financeiro do seu negócio. Fazer exercícios libera endorfina e diversas outras substâncias que aumentam o nível de disposição, melhoram o foco e a capacidade de realizar tarefas que exigem concentração. Ou seja, fazendo com uma rotina de exercícios físicos, você produz muito mais.

Aqui podemos citar muitos exemplos significativos:

– Abilio Diniz: malha duas horas todas as manhãs antes de iniciar sua rotina de trabalho.
– Steve Murphy, da Christies, pratica Ioga
– Jorge Paulo Lemann, ex-surfista, joga tênis e pratica pesca submarina
– Sir Richard Branson, fundador da Virgin Group diz “se o seu corpo está em boa forma, seu cérebro está em boa forma”
– Obama, Madonna, Julio Vasconcellos, Leonardo Cirino…

Em uma rápida busca pela internet, você vai ver que é unanime a ligação entre sucesso e exercícios físicos. Ah! E estudos recentes dizem que você não precisa passar hooooras na academia. 30 minutos por dia, 5 vezes na semana já são super benéficos.

Bora correr!
Falando em correr, aqui em Ponta Grossa, cidade sede da SPARTACUS, existe um projeto super bacana, o CORRE PG – veja só: https://www.facebook.com/CorrePG/?ref=ts&fref=ts

3. Faça uma Pausa

“Have a break, have a Kit Kat”.
Piadinhas a parte, fazer uma pausa de vez em quando é uma das rotinas de empreendedores de sucesso. Trabalhar 10 horas por dia, 7 dias por semana, é mais do que provado que não é produtivo. Portanto, seja no meio do dia, seja um dia na semana, simplesmente pare e vá fazer alguma coisa que goste. Leia um livro, faça uma caminhada, vá ao cinema no meio da tarde…desligar-se da sua rotina estimula o pensamento criativo. Faça um teste!

4. Meditação

Muitas das pessoas que eu converso sobre o assunto, enxergam com um certo preconceito. A primeira resposta é “eu não consigo ficar 10 minutos sem pensar em nada”. Meditar não é necessariamente não pensar em nada. Para praticantes mais “pró”, quem sabe sim. Mas para iniciantes a seguinte ação basta: estado de atenção plena.

Meditar aumenta sua capacidade de foco, de resolver problemas complexos, criatividade e níveis de felicidade em geral. Alguns estudos modernos dizem que a meditação pode inclusive prevenir alguns tipos de câncer! Sentar-se, ou deitar-se em um lugar confortável, silencioso e sem interrupções são premissas básicas. Ligue uma música relaxante, foque em pensamentos positivos e preste atenção na sua respiração. Você já está meditando!

Outra dica é buscar no YouTube: meditação guiada. Existem centenas de vídeos que vão te ajudar a colocar essa prática em sua rotina diária!

5. Perceber as Pequenas vitórias e Pequenas fatias de Felicidade

Não tenho medo de parecer exagerado em falar que o pensamento de “pequenas fatias de felicidade” mudou a forma de eu enxergar o mundo. Esbarrei com esse termo navegando na internet e encontrei essa história de um Engenheiro do Google

Engenheiro do Google que se tornou guru da alegria desenvolve exercício mental para te deixar mais feliz. http://epocanegocios.globo.com/colunas/Coffee-Break/noticia/2016/11/engenheiro-do-google-que-se-tornou-guru-da-alegria-desenvolve-exercicio-mental-para-te-deixar-mais-feliz.html

“Ele argumentou que reformular sua mentalidade não depende de horas de terapia, mas de exercícios mentais, incluindo um que te ajuda a reconhecer as “pequenas fatias de felicidade”.
“Nesse momento, estou com um pouco de sede, então vou beber água. E quando eu fizer isso, vou experimentar uma pequena fatia de felicidade”, explicou ele à rede CBC News. “Não é a sensação de ‘Uau!’, é mais ‘oh, isso foi bom’”, diz Tan.”

Comecei a perceber muito mais o mundo a minha volta e dar valor às pequenas coisas.

6. Disciplina

“Disciplina é algo que, no início, parece difícil de ser conquistado. É preciso que você se esforce muito para ser disciplinado no dia-a-dia. Mas, a medida que você descobre sua importância, passa a cultivar esse hábito e a exercitá-lo todos os dias. É assim mesmo que deve ser feito. Não há outro caminho. Eu, pelo menos, não conheço. Ninguém se torna disciplinado ao sabor do acaso. Também não existe um manual que nos mostre como incorporar essa característica da noite para o dia. A disciplina só é incorporada as nossas vidas como consequência de uma decisão pessoal. Compare a vida de uma pessoa disciplinada com a de uma que não tenha praticado esse princípio e escolha qual delas você quer levar. É preciso, claro, ver as coisas a longo prazo. Muitos têm a visão romântica, quase adolescente, de que a felicidade está na indisciplina, na liberdade a todo custo, na falta geral de compromisso. E que a disciplina é uma chatice. É uma ideia tentadora, mas enganosa.”
– Abilio Diniz

Nada disso faz sentido sem essa palavra mágica.
Por isso, esse tópico merece um post dedicado:

Leia isso: Fod#-$& a motivação, o que você precisa é disciplina
http://rtalmeida.com.br/blog/fod-a-motivacao-o-que-voce-precisa-e-disciplina/

Abilio Diniz sempre fala: copiar, copiar, copiar… Se essas pessoas todas citadas, com conquistas grandiosas e símbolos de sucesso fazem, porque nós não fazemos também? Colocar em prática essas dicas não é tão simples como parece, mas também não é tão complicado. Tente e sinta “na pele” os resultados.

Um abraço e boa sorte.
Guilherme Dias | SPARTACUS