Como melhorar o relacionamento com uma nova equipe de trabalho

 

Fui contratado por uma indústria que estava “inaugurando” o nível de gerência e além de mim, na área comercial, haveriam mais dois novos gerentes, para desenvolvimento e financeiro-administrativo.

Havia uma equipe interna de 5 pessoas e  outros 15 representantes sob minha liderança.

Esta equipe sempre trabalhou diretamente com o dono da empresa, era outro ritmo, comunicação diferente, relacionamentos antigos e que talvez levasse um tempo para que eu construísse a minha relação com eles.

No primeiro mês, já pude perceber resistência; eu recebia bom dia e só; pedia algum relatório ou tarefa que demorava para ser feita, ou entregue e as vezes errados.

Estava claro que alguma coisa estava faltando e eu tinha que descobrir o mais rápido possível.

Então tive uma ideia, chamei a responsável do RH e falei que gostaria de chamar minha equipe interna para um bate papo, bem franco, direto e que estipulássemos ações para melhoria da minha gestão e assim estabelecer um espírito de trabalho em equipe.

No começo a gerente de RH assustou-se, visto que nenhum líder da empresa havia feito isto antes, numa posição de ser julgado e talvez ofendido. E a ironia é que eu sugeri ou pedi por isto.

Nos reunimos e a gestora de RH foi a mediadora durante os 60 minutos que durou.

Eu comecei dizendo que gostaria de me tornar um gestor cada vez melhor, mas que só seria possível se eu soubesse que pontos teria que desenvolver ou aprimorar.

Perguntei para eles, quais eram meu pontos fortes, todos falaram, fui anotando tudo o que foi falado. Depois perguntei que pontos eu teria que melhorar, que também e principalmente, foram devidamente anotados.

É preciso deixar claro que não houve retaliações de minha parte e nenhum comportamento que pudesse prejudicar aqueles que falaram em pontos que eu deveria melhorar.

Poucos dias após este bate papo, nossa gestora de RH, me chamou e elogiou minha atitude, minha postura e viu a minha vontade “genuína” em querer progredir.

Aqueles 60 minutos, foram o ponto de virada.

Posso dizer que houve uma grande melhora na relação com a equipe, entre todos os membros e fui respeitado por eles, pois perceberam que a única intenção era atingir as metas estabelecidas, com respeito e buscando desenvolver toda a equipe – em outro artigo vou falar sobre como houve melhoria desta equipe.

 

Até breve.

Marcelo Severich