O que percebi viajando, conhecendo pessoas, no Brasil e em outros países é que os líderes tem algumas características comuns, principalmente comportamentais e relacionadas ao tratamento com seus colegas e equipe.
Abaixo listo algumas delas, que podem ajudar você a reconhecer um líder:
1) Bom comunicador: importante ter facilidade ao expor os objetivos, pontos de vista, assim a equipe terá uma sinergia positiva;
2) Ser transparente: imprescindível para conquistar a confiança da equipe, e estimular este mesmo comportamento entre os membros da equipe, o que resultará em grande cumplicidade entre todos;
3) Acreditar nas pessoas: deve ser um interesse genuíno, sincero, isto deixará as pessoas a vontade, com maior confiança em si mesmos, realizando um trabalho melhor ainda;
4) Equilibrado: um líder equilibrado é aquele que ouve atentamente todos seus colegas (equipe), dá oportunidade para que todos exponham suas opiniões. Em situações de conflito percebemos que o líder é racional, ponderado e justo quando tem que tomar decisões. A equipe entende que houve coerência.
5) Otimista: É fundamental para a equipe perceber como um líder encara sua vida, seus desafios, suas metas. Com esta postura a equipe assumirá a mesma atitude, o que contribui para o ambiente positivo na equipe.
Identifique um líder na sua empresa, mesmo que não seja da sua área na empresa, ele irá contribuir para seu desenvolvimento profissional, comportamental, pessoal. Será uma influência positiva como um todo. Busque todo tipo de conhecimento que ele dividir.
Depois disto, faça o mesmo com outros colegas, pois o conhecimento é para ser dividido entre todos.
Até breve.
Marcelo Severich